segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um pouco de arte e história

Apresentação do Criptopórtico de Aeminium - Museu Machado de Castro

Criptas romanas do século I A.C

Mais criptas romanas


Um pouco sobre a arte pré-românica

Relevos e Imagens de Vulto

Placa Informativa acerca dos relevos e imagens de vulto

Uma cratera legal. Sem mais,

Placa informativa acerca dos Escultores de Coimbra

Escultura Medieval


Bom dia, mochileiros.

Aqui estão algumas fotos, tiradas pela mochileira-mor, do Museu Machado de Castro, em Coimbra. Separei algumas placas informativas que contam um pouco sobre os momentos históricos da região, tanto na Idade Antiga quanto na Idade Média; uma pequena amostra das esculturas, percebam na última imagem, a característica medieval (sacralidade) da peça e alguns traços orientais (mouros) na arquitetura do prédio retratado pelo artista, o que confirma a influência cultural desses no cotidiano português.

No mais, até logo.

P.S: Vou separar as fotos por sessões (Arte gótica, ourivesaria e outras categorias que surgirem conforme o desenrolar da viagem). 


Stherfany Melo

Vídeo produzido no Museu Machado de Castro.


Gostaria que meus alunos comentassem o vídeo que fiz ontem no Museu Machado de Castro. Eu estava tão emocionada que as palavras fugiam. Entretanto, gravei um pouco das imagens para que possam ter noção de um pouquinho da grandiosidade dessa obra.
O vídeo não é uma obra cinematográfica é apenas um pouco do que vi e pude captar. Prometo melhorar com tempo, pois não estou acostumada às tecnologias e nem gosto muito delas.



Érika Melo
24/02/2014

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Conímbriga

Casa do Esqueletos, exemplo de residência privada de prestígio, data do séc. I.

Mosaicos do piso da Casa da Cruz Suástica - Pertencente a uma família relativamente rica, construção remonta o séc. I.

Casa dos repuxos, pavimentada com mosaicos onde se conservava todo o sistema de canalizações de água.

Encantada com a História, apaixonada pela História assim defino-me e assim defino como apaixonante cada momento que vivo de História.

Conímbriga não está muito distante de Coimbra e pode-se fazer o agradável passeio em um autocarro (ônibus urbano). Passar um dia inteiro caminhando em Conímbriga não é um desafio, é antes,  um enorme prazer caminhar pelas ruínas de uma cidade romana do século I.

Érika Melo
Conímbriga-Pt
18/02/2014

Aveiro-Portugal
Fev/2014


Olá, mochileiros.

A pedido da menina dos meus olhos, irei compartilhar com vocês alguns links interessantes sobre estudos históricos e pesquisas científicas que possam pautá-los nas discussões, extremamente prazerosas, que a História possa oferecer.
E além disso, colocarei aqui as fotos de paisagens, ruínas e outras coisas instigantes as quais a Mochileira-mor capturou em suas sagas intercontinentais.

Saudações, Jedis. 

P.S: Só disponibilizarei as fotos aproveitáveis. Pois, como sabem, ela não tem muita "skill" com as fotografias.

Stherfany Melo

Sobre a nova colaboradora do blog.

Este aparte nas atividades do blog é só para apresentar àqueles que não conhecem a mais nova colaboradora do meu blog, Stherfany Melo.
Tenho apreço absoluto por sua intelectualidade e sobriedade de escrita, ela é a minha representante mais fiel. Somos as duas uma só. Portanto, deixo-vos na companhia dela por algumas vezes e sei que serão prazerosas as vossas leituras.

Érika Melo

Um amor chamado História.

Museu Nacional Machado de Castro
Coimbra-Pt
Hoje foi qualquer coisa ente a metafísica e a realidade... Uma mistura de sentimentos que inundaram o meu ser de forma inusitada e me trouxeram a certeza do meu amor pela História.

Quando adentrei o Criptopórtico Romano do Museu Machado de Castro em Coimbra nunca imaginei sentir tão forte emoção. Um súbito "nó" na garganta e as lágrimas ao deparar-me com tão bela construção foram inevitáveis. Naquele momento eu tive a certeza de ter escolhido a profissão certa. Senti como se o meu sangue tivesse se renovando a cada passo dado. Sentia, por vezes, fraqueza na caminhada em cada que sala que adentrava, em cada obra vista. Nunca havia sentido uma felicidade tão plena e tão simples.
Hoje só tive vontade de agradecer e de dizero quanto amo a História, o quanto sou feliz por ser Historiadora. A realização e a plenitude dessa profissão hoje vieram em proporções impetuosas de regozijo interior.

Érika Melo
Coimbra/Pt
23/02/2014